Início Listas As versões em live-action da Batgirl

As versões em live-action da Batgirl

Em abril de 1961, as histórias do Batman nos quadrinhos ganharam um reforço importante: a estreia da Batgirl. Muito mais que uma personagem secundária e de apoio das histórias do Cavaleiro das Trevas, a heroína se consolidou ao longo dos anos e passou a depender menos ou quase nada da subsistência de histórias relacionadas a Bruce Wayne para que sua jornada, caminhasse com as próprias pernas.

Bill Finger e Sheldon Moldoff, sem dúvidas alguma, foram responsáveis pela criação de um dos mais relevantes ícones femininos que atravessou gerações. Na revista Batman #139, a Batgirl fez sua primeira aparição e coube a Betty Kane, estabelecer um legado que seria carregado por Barbara Gordon, Helena Bertinelli, Cassandra Cain e Stephanie Brown.

A relevância da Batgirl nos quadrinhos sempre foi irrefutável, e como integrante da Bat Família era natural que ela ganhasse destaque em produções live-action que alçaram a personagem para voos ainda mais relevantes. Desde 1961, quando foi apresentada pela primeira vez nos quadrinhos, a Batgirl já ganhou quatro versões em live-action, seja em filmes ou séries de TV.

Conheça todas as versões em live-action na Batgirl:

Yvonne Craig

A primeira atriz que interpretou a Batgirl em uma versão live-action foi Yvonne Craig. A atriz foi responsável por dar vida a heroína na série Batman, exibida entre 1966 e 1968, ao longo de 120 episódios, pela ABC. Yvonne Craig interpretou Barbara Gordon, a filha do Comissário Gordon e Bibliotecária de Gotham. Se tornou parceira de combate ao crime do Batman e Robin a partir da terceira temporada.

A série Batman durou três temporadas, a Batgirl de Yvonne Craig foi inserida na produção em 1967, ficando até 1968, quando a série foi finalizada. Ganhou grande notoriedade do público, que acompanhava as aventuras do Batman na TV. É importante lembrar que a primeira versão em live-action da Barbara Gordon, ganhou uma espécie de curta, chamado Batgirl, exibido na TV americana.

Alicia Silverstone

Em Batman e Robin, lançado em 1997, a atriz Alicia Silverstone foi escalada para dar vida a Batgirl. Algumas mudanças consideráveis ocorreram na composição e apresentação da personagem. Nada de Barbara Gordon e sim Barbara Wilson. O roteiro da produção se utilizou de liberdades criativas, não apenas para alterar o nome da heroína, mas incluir alterações físicas e até mesmo em seu cânone.

Alicia Silverstone interpretou Barbara Wilson, uma nova identidade da Batgirl. Com direção de Joel Schumacher, Batman e Robin se tornou um marco nos anos 90. No longa, Barbara Wilson foi criada por Alfred, tio da personagem e mordomo de Bruce Wayne. Nesse universo os pais de Barbara Wilson morreram em um acidente de carro.

Dina Meyer

A atriz Dina Meyer na linha cronológica de versões da Batgirl em live-action, foi consideravelmente a tentativa mais ambígua da DC em adaptar a jornada da heroína na TV. Parte do elenco da série Birds of Prey exibida em 2002, Dina Meyer não pôde interpretar com certa recorrência a personagem. A série focada nas Aves de Rapina, tinha outro objetivo para Barbara Gordon.

Por questões de roteiros, a versão em live-action da personagem, ainda que contasse com alguns flashbacks, recontando o seu período como Batgirl, sua trama estava ligada diretamente com outro alter-ego de Barbara Gordon, a Oráculo. A primeira e única temporada da série, focou a história da personagem, principalmente no episódio em que o Coringa a deixa paraplégica, que acaba levando-a a assumir uma nova identidade heroica.

Leslie Grace

De todas as atrizes que já tiveram os seus nomes associados à Batgirl, Leslie Grace talvez tenha sido uma das mais injustiçadas. Anunciada para interpretar uma nova versão da personagem, que além de ganhar destaque nos cinemas como parte do DCEU, estrelaria o seu próprio filme. Infelizmente por mudanças que não cabiam a atriz e equipe do projeto solo da personagem, que inclusive estava sendo filmado, ele foi cancelado, assim que a Warner Bros passou a ser liderada por David Zaslav.

O projeto, que contava com filmagens avançadas, foi cancelado com a produção acontecendo. Infelizmente a versão em live-action de Leslie Grace não deve ser conhecida tão breve. Vale lembrar que com o cancelamento, Barbara Gordon seria reescalada para fazer parte do DCU, o novo universo expandido da DC nos cinemas, liderado por James Gunn e Peter Safran.

Menção Honrosa para Hannah Gunn e Savannah Welch

Em 2018, o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, sutilmente creditou a atriz Hannah Gunn como a ‘filha do Gordon’, uma clara referência ao futuro da Batgirl.

Enquanto Leslie Grace estaria envolvida no filme da Batgirl em meados de 2021-2022, a atriz Savannah Welch interpretaria uma nova versão da Barbara Gordon na série Titãs. Esse era um problema recorrente da DC, seja em suas produções para os cinemas ou TV, a escalação de intérpretes diferentes, para os mais diversos projetos. Ainda que ela tenha sido a Batgirl em questão, a atriz Savannah Welch viveu a Comissária do Departamento de Polícia de Gotham, chamada Barbara Gordon.

Este post está disponível no Instagram, confira abaixo:

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes posts

Listas

10 livros influenciados pela obra de Dostoiévski

Fiódor Dostoiévski é considerado um dos mais importantes escritores da literatura mundial....

Listas

Mangás de esportes publicados no Brasil

Popularizado no Japão entre as produções de animes em meados de 1920,...

Listas

As publicações de mangás Tokusatsu no Brasil

As publicações de mangás com temática tokusatsu, estão em alta no Brasil,...

Listas

Conheça o Comando das Criaturas

Apresentados durante os anos 80 nos quadrinhos, o Comando das Criaturas é...