Início Quadrinhos Mamãe Está com Câncer, de Brian Fies

Mamãe Está com Câncer, de Brian Fies

Quadrinhos que exploram a realidade, às vezes nem sempre crua, é no mínimo de se chamar atenção. Quando uma história consegue, mesmo com um tema delicado, romper barreiras e atingir de forma orgânica, os que mais interessam a mensagem principal do seu roteiro é louvável: Mamãe Está com Câncer de Brian Fies é este tipo de história. Assim como acontece em diversos diagnósticos de doenças, o câncer pode ser considerado uma das doenças mais complexas que assolam a humanidade.

Sem uma cura declarada, os tratamentos cada vez mais invasivos e debilitantes, basicamente colocam uma sentença na pessoa que descobriu ou que se encontra com câncer. Esse momento, que envolve muitos sentimentos conflitantes, não se restringe apenas ao doente, mas a todos em sua volta, principalmente sua família. Mamãe Está com Câncer é um relato sincero com muito otimismo sobre a doença que acometeu a mãe de Brian Fies.

O diagnóstico é apenas uma das etapas que a protagonista precisará passar e aqui, longe de ser uma narrativa que explora de forma inconsciente sua jornada, muitas lições são retiradas a partir do ponto de vista que escreve, o próprio filho, neste caso Brian Fies. Com uma família funcional, Fies explora de forma objetiva, desde o primeiro sintoma e os momentos finais de tratamento de sua querida mãe.

Mamãe Está com Câncer ganhou notoriedade não apenas pelos prêmios que seu criador ganhou e sim pelo impacto positivo que sua história contada de forma muito pessoal, atingiu outras pessoas que passavam e passam pelo mesmo problema. Brian Fies é um excelente contador de histórias e com o quadrinho que além de homenagear a positividade de sua mãe durante o tratamento, é uma carta aberta às pessoas que convivem lado a lado com alguém acometido pela doença.

Com poucos personagens, Mamãe Está com Câncer é centrado em quatro personagens: O alter-ego de Brian Fies (o irmão mais velho), a irmã enfermeira, a irmã mais nova e a protagonista: a mamãe. Dentro deste contexto, o quadrinho desenvolve com muita objetividade a jornada de uma pessoa diagnosticada com câncer no nível IV, todo o processo de tratamento. Além disto, há uma preocupação com os mínimos detalhes, nestes casos as informações técnicas sobre a evolução e como o apoio do corpo médico e da família, são essenciais.

Muito além do que explorar uma jornada que não é fácil e não é romantizada em Mamãe Está com Câncer, o que chama mais atenção no quadrinho é a expertise de Brian Fies na contextualização e linha do tempo dos acontecimentos. Apesar de muitos momentos estarem sob a sua própria ótica, o roteiro agrega um pouco mais de humanidade a toda essa fase. Desenvolvido em pouco mais de 100 páginas, seu roteiro não é corrido ou entregue no final, uma sensação que falta algo. O grande momento é certamente a mensagem em suas entrelinhas.

Brian Fies consegue com Mamãe Está com Câncer, criar uma conexão de imediato com o leitor. A arte do quadrinho é limpa e sem qualquer exagero. A forma orgânica como Mamãe Está com Câncer, conseguiu se estabelecer num cenário onde o webcomic segue narrativas mais fantasiosas, é outro ponto que vira uma chave, sobre como estes trabalhos, podem chegar para um público um pouco mais heterogêneo. Longe de ser reconhecido como um quadrinho que se farta do sofrimento alheio para criar uma conexão com leitor, ele é cuidadoso e inspirador.

★★★★
Mamãe Está com Câncer, de Brian Fies, conta com 128 páginas e foi lançado no Brasil em 2020 pela Editora Darkside, com tradução de Laura Zuñiga.

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes posts

Quadrinhos

A Fortaleza Móvel & O Mundo Subterrâneo, de Enrique Alcatena e Ricardo Barreiro

Desde que começou seus trabalhos como Editora, a Pipoca e Nanquim talvez...

Quadrinhos

Fun Home: Uma Tragicomédia em Família, de Alison Bechdel

Quadrinhos talvez sejam uma das maneiras mais complexas e assertivas, quando existe...

Quadrinhos

Depois da Prisão em Massa, de Arnaud Delalande e Laurent Bidot

Talvez uma das frases que mais fazem sentido no quadrinho Depois da...

Quadrinhos

Veneno: Anjo de Bremen, de Peer Meter e Barbara Yelin

Recentemente uma febre por histórias de true-crime tomaram conta dos livros, quadrinhos,...