Início Listas Conheça o Comando das Criaturas

Conheça o Comando das Criaturas

Apresentados durante os anos 80 nos quadrinhos, o Comando das Criaturas é uma equipe militar da DC Comics, geralmente liderada por um humano, que é acompanhado por alguns monstros. Suas versões sempre são integradas por vampiros, gorgons, monstros de Frankenstein e lobisomens. A equipe ganhará uma série anime como parte do primeiro capítulo do DCU, o chamado Deuses e Monstros, liderado por James Gunn e Peter Safran.

A criação da equipe Comando das Criaturas na DC Comics, aconteceu durante um período de longos cancelamentos realizados pela editora, após o lançamento dos eventos DC Explosion e DC Implosion, que visavam aumentar o número de publicações no mercado americano. A iniciativa aconteceu em 1978 e após seu fracasso, J. M. DeMatteis apresentou a ideia da nova equipe de monstros ao seu editor. Nos bastidores a DC, buscava uma forma de competir com sucesso dos livros de mistérios, lançados durante o final dos anos 60 e 70.

Conhecida como Comando das Criaturas, a equipe militar da DC Comics, fez sua primeira aparição nos quadrinhos, na revista Weird War Tales #93 em novembro de 1980. A equipe é criação de J. M. DeMatteis e Pat Broderick, contando em suas formações com um líder humano, acompanhado de um vampiro, gorgon, monstro de Frankenstein e um lobisomem.

Quando apresentada nos quadrinhos, a equipe Comando das Criaturas foi utilizada em histórias que tinham como contexto, a Segunda Guerra Mundial. Durante certo tempo, ficou conhecida por ser formada por super-humanos militares. Com o passar dos anos, uma nova abordagem para o grupo foi introduzida pela DC Comics, sendo a mais famosa delas, nos anos 2000.

O Comando das Criaturas foi criado através do Projeto M. Uma organização governamental, localizada na Ilha Ferris, em Nova York. Começou suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial, sendo especialista em biotecnologia e necromancia, com o Professor Mazursky, como principal cientista, sendo auxiliado por Robert Crane, mais conhecido como Homem-Robô. Entre suas criações mais conhecidas, estão a Miss América e o Robô Recruta.

A primeira missão do Comando das Criaturas envolveu combater um grupo de androides que era cópias de importantes líderes, construídos pelos nazista. O roteiro do quadrinho transporta a equipe diretamente à França, onde liderados pelo Tenente Matthew Shrieve, também realizaram uma segunda missão no país, cujo objetivo era libertar a cientista Drª. Renee Frederique. O resgate não acabou bem para Renee, que acabou morta, devido seu conhecimento sobre um gás químico, que jamais poderia cair nas mãos dos nazistas.

Na revista Weird War Tales #93 (novembro, 1980) a primeira equipe do Comando das Criaturas foi apresentada. A equipe original era formada por: Tenente Matthew Shrieve (líder humano), Warren Griffith (lobisomem), J.A.K.E. (robô), ) J.A.K.E. 2 (robô), Drª. Myrra Rhodes (gorgona), Lucky (monstro de Frankenstein) e o Sargento Vincent Velcro (vampiro).

Entre maio e dezembro do ano 2000, uma nova formação do Comando das Criaturas foi apresentada nos quadrinhos. Desta vez Tim Truman e Scot Eaton, são responsáveis ao longo de oito edições, pela história protagonizada pela equipe. A equipe conta com: Atena, The Bogman, Gunner MacKay, Capitão Lucius Hunter, Doutora Medusa, Patchwork, Vincent Velcoro e Warren Griffith.

DCU – Capítulo 1: Deuses e Monstros

Em 31 de janeiro de 2023, durante o primeiro anúncio de James Gunn, que assumiu a liderança do DC Studios ao lado de Peter Safran, uma série animada do Comando das Criaturas foi confirmada. A série animada seria o primeiro projeto do intitulado Capítulo 1: Deuses e Monstros. Com previsão de lançamento para 2024, a produção é exclusiva do Max (antigo HBO Max), streaming da Warner Bros. Discovery.

Na apresentação para imprensa do seu novo serviço de streaming, o Max, pela primeira vez foi revelado o elenco da série Comando das Criaturas. A equipe contará com Doninha (Sean Gunn), o G.I. Robot (Sean Gunn), Eric Frankenstein (David Harbour), A Noiva (Indira Varma), Doutor Phosphorus (Alan Tudyk), Princesa Iliana Rostovic (Maria Bakalova), Nina Mazursky (Zoe Chao), John Economos (Steve Agee) e Rick Flag Sr. (Frank Grillo). O elenco viverá os personagens como dubladores na animação e em possíveis versões em live-action.

Antes do DCU

Durante a terceira temporada da série Arrow, o ator Marc Singer interpretou uma versão em live-action do General Matthew Shrieve. O personagem é conhecido por integrar a versão original do Comando das Criaturas, bem como os Agentes da S.H.A.D.E.

Conheça alguns dos principais integrantes do Comando das Criaturas:

Doninha

John Monroe mais conhecido nos quadrinhos como Doninha, fez sua primeira na revista Firestorm Vol 2 #36 em junho de 1985. O personagem é uma criação de Gerry Conway e Rafael Kayanan. Estudante da Universidade de Stanford, Monroe era descrito como um aluno um tanto quanto solitário. A escolha do nome ao qual seria referenciado nos próximos anos tem origem nas piadas que alguns colegas de Universidade colocaram nele. Pejorativamente, John Monroe era chamado de Doninha, nome este que passou a utilizar ao entrar no mundo do crime.

G.I. Robot

Talvez os leitores mais antigos da DC, conheçam não apenas um G.I. Robot, mas, seis. Isso mesmo, aproximadamente seis robôs, já foram apresentados como este alter ego: Joe, Mac, J.A.K.E. 1, J.A.K.E. 2, J.A.K.E. #6.1 e Lorde da Ordem. A primeira menção a um G.I. Robot aconteceu na revista Star Spangled War Stories #101, lançada em 1962. Robert Kanigher, Ross Andru e Mike Esposito são creditados como criadores dos G.I. Robot.

Eric Frankenstein

Baseado na criação de Mary Shelley, a primeira vez que um personagem chamado Frankenstein foi apresentado nos quadrinhos, aconteceu em maio de 1948 na revista Detective Comics #135. Frankenstein foi criado por Edmond Hamilton e Bob Kane, e desde sua estreia tem sido um recorrente integrante do Comando das Criaturas nas publicações da DC Comics, servindo de inspiração para Eric Frankenstein.

A Noiva

Conhecida nos quadrinhos pelos nomes: A Noiva e Lady Frankenstein, a personagem é mais uma criação de Grant Morrison e Doug Mahnke. Sua primeira aparição aconteceu na revista Frankenstein, Agent of S.H.A.D.E. #1, publicada em novembro de 2011. A ex-esposa do Agente Frankenstein é uma das mais importantes adições ao Comando das Criaturas, a personagem é uma exímia especialista nos mais diversos tipos de armamentos.

Doutor Phosphorus

Originalmente introduzido como o Doutor Alexander Sartorius. Doutor Phosphorus é um meta-humano que fez sua primeira aparição na revista Detective Comics #469 em maio de 1977, sendo criado por Steve Englehart. O vilão tem suas origens relacionadas a antagonizar as histórias do Batman nos quadrinhos, sendo ‘vítima’ de um acidente com cinco milhões de lascas de areias radioativas.

Princesa Iliana Rostovic

Uma das personagens originais criadas para o DCU, a Princesa Iliana Rostovic ainda não estreou nos quadrinhos. Ainda não se sabe qual a real inspiração para sua estreia na série Comando das Criaturas.

Nina Mazursky

Nina Mazursky é uma criação de Jeff Lemire e Ibraim Roberson. A personagem fez sua primeira aparição nos quadrinhos em Frankenstein, Agent of S.H.A.D.E. #1, lançada em novembro de 2011. Uma adição relativamente nova do Comando das Criaturas, se tornou uma cientista de alto gabarito. É filha do cientista Myron Mazursky, um dos mais brilhantes do Universo DC, onde acabou transformando sua filha em um anfíbio, ao tentar salvá-la de uma grave doença e torná-la uma vítima de diversos experimentos altamente radicais.

John Economos

John Economos é um daqueles personagens secundários que pouco se ouve falar até uma aparição de maior destaque em produções, como a série Comando das Criaturas. Criado por John Ostrander e Luke McDonnell, Economos fez sua estreia nos quadrinhos em Suicide Squad #1 em maio de 1987. Personagem recorrente nas histórias do Esquadrão Suicida no seu auge de relevância nas publicações da DC Comics, suas aparições ficaram marcadas como uma espécie de conselheiro para Amanda Waller.

Rick Flag Sr.

Rick Flag Sr. fez sua primeira aparição nos quadrinhos, em Secret Origins Vol. 2 #14 em maio de 1987. O personagem foi criado por John Ostrander e Luke McDonnell, lembrado como o pai do famoso Rick Flag nas publicações da DC Comics. Em suas primeiras aparições, Rick Flag Sr. foi retratado como um exímio piloto de caça, atuando durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos quadrinhos, Rick Flag Sr. é conhecido por sua família de importantes personagens nas histórias da DC Comics. Casado com Sharon Race, é pai de Rick Flag, Jr., cujo neto recebeu o nome de Richard Flag III, uma clara homenagem que foi se passando de pai para filho.

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes posts

Listas

10 livros influenciados pela obra de Dostoiévski

Fiódor Dostoiévski é considerado um dos mais importantes escritores da literatura mundial....

Listas

Mangás de esportes publicados no Brasil

Popularizado no Japão entre as produções de animes em meados de 1920,...

Listas

As publicações de mangás Tokusatsu no Brasil

As publicações de mangás com temática tokusatsu, estão em alta no Brasil,...

Listas

As versões em live-action da Batgirl

Em abril de 1961, as histórias do Batman nos quadrinhos ganharam um...