Início Quadrinhos Veneno: Anjo de Bremen, de Peer Meter e Barbara Yelin

Veneno: Anjo de Bremen, de Peer Meter e Barbara Yelin

Recentemente uma febre por histórias de true-crime tomaram conta dos livros, quadrinhos, tv e cinema. Veneno: Anjo de Bremen de Peer Meter e Barbara Yelin, conta a história de Gesche Gottfried, uma mulher que chocou a Alemanha se não o mundo, com seu modus operandi.

Gesche Gottfried ao longo dos anos foi transformada numa espécie de lenda urbana. Ao cometer crimes durante sua vida, que colocaram o fim na vida de seus filhos, maridos e pessoas próximas. A assassina que oferecia para suas possíveis vítimas, manteiga de camundongos.

O roteiro de Veneno: Anjo de Bremen assinado por Peer Meter, coloca uma jovem jornalista como ponto de conexão com a história de Gesche Gottfried. Com cenas de flashbacks, mostrando todos os atos da serial killer é sob a perspectiva de uma outra personagem, que conheceremos um pouco mais sobre a ‘vilã’ do quadrinho.

Em pleno século XIX, os crimes cometidos pela serial killer se mostram chocantes, não apenas pelo simples fato de serem cometidos e sim por suas motivações e o controle ou não, que Gesche acaba contando não possuir sobre os seus atos. A obra também desenvolve de forma consistente o olhar crítico do leitor, sobre um possível posicionamento em relação às mortes.  Peer Meter consegue com seu roteiro, criar uma espécie de júri popular, onde uma personagem que pouco tem haver com a história, com a ajuda de outros personagens, apresente os pontos relevantes.

Veneno: Anjo de Bremen funciona muito bem como uma graphic novel. A arte de Barbara Yelin é um capítulo à parte de todo o projeto. Sua arte assume uma perspectiva sombria necessária para o desenvolvimento de todo o roteiro, com personagens e cenários, desenhados com a profundidade necessária, carregados de sombras. Optando pelo preto e branco, a arte agrega ainda mais valor na missão de contar o passado da cidade Bremen, na Alemanha, em pleno 1831.

Ao longo de seu desenvolvimento, Veneno: Anjo de Bremen, conecta uma jovem jornalista que está em busca de contar uma história completamente diferente à uma realidade estranha. Colocando sua emoção à jornada da serial killer, em alguns momentos, somos confundidos sobre a real culpa de Gesche Gottfried. Não é impossível ao longo do quadrinho, duvidar da responsabilidade da acusada, justamente pelo empenho da jornalista em buscar entender, o que de fato a levou a cometer tantos crimes.

Peer Meter e Barbara Yelin, são responsáveis por Veneno: Anjo de Bremen, e conseguem no final do quadrinho, estabelecer um grande feito, em relação à experiência do leitor. É inegável que a dúvida ao longo de toda a publicação é companheira constante. Aqueles que talvez não conheçam a personagem, dificilmente acreditarão em sua condenação e é justamente aí que acontece uma reviravolta.

Longe de ser uma grande descoberta, Veneno: Anjo de Bremen é um bom exemplo de história com estrutura potente, que une bom roteiro e arte, colocando a disposição de quem se aventurar a ler, importantes questões morais e certo incômodo. A quantidade de quadrinhos que estão disponíveis hoje em dia, acaba colocando o leitor numa situação complicada. Como escolher uma história, que de certa forma mostra uma coesão e que não seja uma grande perda de tempo ou simplesmente uma história mal estruturada.

★★★
Veneno: Anjo de Bremen conta com roteiro de Peer Meter e arte de Barbara Yelin. Publicado no Brasil pela Editora DarkSide em 2022, conta com tradução de Rebecca Paola Gerndt.

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes posts

Quadrinhos

A Fortaleza Móvel & O Mundo Subterrâneo, de Enrique Alcatena e Ricardo Barreiro

Desde que começou seus trabalhos como Editora, a Pipoca e Nanquim talvez...

Quadrinhos

Mamãe Está com Câncer, de Brian Fies

Quadrinhos que exploram a realidade, às vezes nem sempre crua, é no...

Quadrinhos

Fun Home: Uma Tragicomédia em Família, de Alison Bechdel

Quadrinhos talvez sejam uma das maneiras mais complexas e assertivas, quando existe...

Quadrinhos

Depois da Prisão em Massa, de Arnaud Delalande e Laurent Bidot

Talvez uma das frases que mais fazem sentido no quadrinho Depois da...