Início Listas As publicações de mangás Tokusatsu no Brasil

As publicações de mangás Tokusatsu no Brasil

As publicações de mangás com temática tokusatsu, estão em alta no Brasil, desde 2015, com o lançamento de Ultraman pela Editora JBC. Desde então, novos títulos vêm sendo lançados pelas outras editoras, que apostam em franquias, conhecidas pelo público brasileiro, como Kamen Rider e Spectreman.

A grande maioria desses mangás tiveram suas séries de TV, exibidas no Brasil e se tornaram um grande sucesso com o público. Apostando em histórias clássicas e modernas, os mangás tokusatsu, apesar de contarem com a nostalgia do público, têm a possibilidade de fisgar um novo público, com histórias atualizadas e com elementos modernos.

Conheça as publicações, a partir do lançamento de Ultraman em 2015, que chegaram ao mercado brasileiro:

Ultraman

Publicado no Brasil, desde 2015, pela Editora JBC, o mangá Ultraman, de Shimizu Eiichi e Shimoguchi Tomohiro, pode ser considerado o precursor de uma nova leva de publicações tokusatsu, que seriam lançadas no país, nos próximos anos. Com um delay de três para o início das publicações no Brasil, Ultraman é um dos proeminentes do gênero tokusatsu, onde se tornou muito popular por aqui, com as exibições da série de TV, entre os anos 80 e 90.

Ultraman, de Shimizu Eiichi e Shimoguchi Tomohiro, é uma continuação direta da primeira série do Ultraman, que conta com 39 episódios produzidos e exibidos originalmente entre 1966 e 1967, no Japão. Em 2019, a Netflix lançou a primeira temporada do anime que adapta o mangá, já a segunda temporada foi lançada em 2022, com uma terceira e última temporada confirmada, chamada Ultraman: O Final.

Kamen Rider

Após seis anos do início das publicações de Ultraman no Brasil, em 2021 a Editora NewPOP, lançou a obra de Shotaro Ishinomori, Kamen Rider. Compilando em três volumes, o mangá é dos principais do gênero tokusatsu, se tornando um clássico, porém a origem de Kamen Rider, aconteceu nas telas das TVs japonesas. No Japão, foi publicado pela revista Weekly Shonen Magazine, da Editora Kodansha, posteriormente compilado em 4 volumes.

A série de TV ‘Kamen Rider’ estreou no Japão em 1971, contando com 98 episódios produzidos e deu início a uma extensa franquia, que acabou migrando para outras mídias, entre elas, os mangás. No Brasil, a série foi exibida entre 1971 e 1973.

Kamen Rider Kuuga

Kamen Rider Kuuga conta com roteiro de Toshiki Inoue e arte de Hitotsu Yokoshima. O mangá é publicado pela Editora JBC no Brasil em formato BIG (compilando duas edições japonesas). Com inspiração na obra de Shotaro Ishinomori, o mangá é uma continuação das séries de TV: Kamen Rider Kuuga (2000-2001), que conta com 49 episódios produzidos e Kamen Rider Agito (2001-2002), que conta com 51 episódios.

O lançamento de Kamen Rider Kuuga no Brasil começou em 2021. No Japão, a obra é publicada pela revista Hero’s, da Editora Shogakukan, desde 2014.

Kamen Rider Black

Mais uma obra de Shotaro Ishinomori, foi lançada no Brasil pela Editora NewPOP em 2022. Kamen Rider Black foi lançado em 3 volumes. Kamen Rider Black, foi publicado originalmente na revista Weekly Shonen Sunday, entre 1987 e 1988, posteriormente compilado em 6 volumes.

Na TV japonesa, Kamen Rider Black foi exibida entre 4 de outubro de 1987 e 9 de outubro de 1988. Com 51 episódios, a série foi exibida pela Rede Manchete em 1991 no Brasil.

Spectreman

Publicado no Brasil, pela Editora Pipoca e Nanquim, Spectreman foi compilado em 4 volumes, contando com lançamentos intercalados entre 2021 e 2022. A obra de Daiji Kazumine e Souji Ushio, que adapta a série de TV, Spectreman, cuja exibição aconteceu entre os anos 1971 e 1972 no Japão, conta com 63 episódios produzidos. A série de TV acabou se tornando um grande clássico do gênero no Brasil, exibida entre 1981 e 1990.

A publicação de Spectreman no Japão, aconteceu simultaneamente com a exibição da série de TV, fazendo com que algumas histórias fossem adaptadas, mas também conta com histórias inéditas, com perspectivas completamente diferentes.

Esquadrão Secreto Gorenger

Em dezembro de 2023, a Editora NewPOP lançou o mangá em volume único Esquadrão Secreto Gorenger. Com roteiro e arte de Shotaro Ishinomori, a obra é lembrada por se tornar uma das fontes de inspirações para os vindouros projetos de Super Sentai que marcariam a produção nas TVs japonesas.

O mangá foi originalmente lançado nas páginas da revista Weekly Shonen Sunday entre maio e agosto de 1975. A versão em mangá de Esquadrão Secreto Gorenger, foi antecedida pela estreia de uma série de TV, em abril de 1975, cuja exibição foi encerrada em meados de 1977.

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes posts

Listas

10 livros influenciados pela obra de Dostoiévski

Fiódor Dostoiévski é considerado um dos mais importantes escritores da literatura mundial....

Listas

Mangás de esportes publicados no Brasil

Popularizado no Japão entre as produções de animes em meados de 1920,...

Listas

Os temas por trás dos manhwa’s de Keum Suk Gendry-Kim

As obras de Keum Suk Gendry-Kim foram apresentadas ao Brasil em 2020,...