Popularizado no Japão entre as produções de animes em meados de 1920, a produção de obras, como gênero propriamente dito, só aconteceu nos anos 50. Isso não significa que títulos focados nas modalidades esportivas, não tenham conquistado seus leitores, anos antes. Fato é que os mangás focados em modalidades esportivas ganharam o mundo, após as Olimpíadas de 1964.
Conheça os mangás de esportes já lançados no Brasil:
Super Onze
A obra de Tenya Yabuno foi publicada no Brasil pela Editora JBC. O mangá que tem como base de inspiração um jogo, ganhou um anime que ficou popular nos anos 2000. A versão nacional contou com 34 volumes publicados, enquanto no Japão foi compilada em apenas 10. A publicação brasileira aconteceu entre 2013 e 2015.
Super Onze (Inazuma Eleven) tem como tema principal, o futebol. Originalmente o mangá foi publicado na revista CoroCoro Comic da Editora Shogakukan. Já o jogo criado pela Level-5, vendeu 8 milhões de cópias ao redor do mundo, até 2016. A franquia acabou se expandindo para novos jogos, animes e filmes.
Além do mangá principal, Super Onze ganhou outras publicações, entre elas: Inazuma Eleven GO (2011-2015) em sete volumes com arte e roteiro de Tenya Yabuno. Em 2020 começou a ser lançado HonoSuto! ~Gouenji no Hitorigoto~, com arte e roteiro de Asada Miho.
A franquia é conhecida por seus animes e filmes que expandem a história dos games: Inazuma Eleven (2008-2011), Inazuma Eleven GO (2011-2012), Inazuma Eleven: Outer Code (2016-2017), Inazuma Eleven: Reloaded (2018), Inazuma Eleven: Ares (2018) e Inazuma Eleven: Orion no Kokuin (2018-2019), são os animes produzidos. Enquanto: Inazuma Eleven the Movie: The Invasion of the Strongest Army Ogre (2010), Inazuma Eleven GO: The Ultimate Bond Griffon (2011), Inazuma Eleven Go VS Danball Senki W (2012) e Inazuma Eleven Chou Jigen Dream Match (2014), sãos os filmes lançados.
Kuroko no Basket
Com arte e roteiro de Tadatoshi Fujimaki, o mangá Kuroko no Basket foi lançado no Brasil pela Editora Panini entre 2014 e 2016, enquanto no Japão foi publicado entre 2008 e 2014. O mangá foi originalmente publicado na revista Weekly Shonen Jump da Editora Shueisha.
A temática principal de Kuroko no Basket é o basquete. A adaptação para anime foi realizada pelo Estúdio Production I.G, que contou com 75 episódios, sendo exibidos entre 2012 e 2015. Um novo mangá foi lançado com dois volumes entre 2014 e 2016 pela revista Jump Next!, com roteiro e arte Tadatoshi Fujimaki, chamado Kuroko’s Basketball: Extra Game. Dois filmes expandem o mangá: Kuroko’s Basketball: Winter Cup Compilation (2016) e Kuroko’s Basketball The Movie: Last Game (2017).
Vale lembrar que Kuroko no Basket ganhou uma light novel em cinco volumes, com roteiro de Sawako Hirabayashi e ilustrações de Tadatoshi Fujimaki entre 2011 e 2014.
Slam Dunk
A publicação do mangá Slam Dunk aconteceu em dois momentos no Brasil. A obra foi iniciada pela Editora Conrad, e posteriormente assumida pela Editora Panini. Com arte e roteiro de Takehiko Inoue, ganhou uma adaptação para anime, produzida pela Toei Animation, com 101 episódios, exibidos entre 1993 e 1996.
Após a exibição do anime, alguns filmes no universo de Slam Dunk foram lançados: Conquer the Nation, Hanamichi Sakuragi! (1994), Shohoku’s Greatest Challenge! (1995), Howling Basketman Spirit!! (1995) e em 2022 foi lançado The First Slam Dunk.
No Brasil, Slam Dunk conta com 24 volumes (versão Editora Panini). O mangá tem como temática principal o basquete.
Real
Com arte e roteiro de Takehiko Inoue, Real é mais uma obra de esportes, do autor de Slam Dunk. Publicada no Brasil pela Editora Panini, o mangá conta com 15 volumes. A obra, que está em hiato no Japão, contou com seu último capítulo publicado em 2020. O autor já revelou que deseja finalizar o mangá, mas, nenhum lançamento desde então foi agendado.
Assim como Slam Dunk, o mangá Real tem como temática o basquete. O diferencial é que a temática do mangá é inclusiva, trata-se de basquete de cadeira de rodas. Foi publicado até o hiato, na revista Weekly Young Jump da Editora Shueisha.
Real ainda não ganhou uma adaptação para anime ou filme.
Ping Pong
O mangá Ping Pong conta com roteiro e arte de Taiyo Matsumoto. Lançado no Brasil pela Editora JBC em dois volumes (2011-2022), tem como temática principal, o tênis de mesa. No Japão, Ping Pong foi publicado na revista Big Comic Spirits da Editora Shogakukan entre 1996 e 1997, sendo posteriormente compilado em 5 volumes.
Ping Pong the Animation foi lançado em 2014 com 11 episódios. O anime foi produzido pela Tatsunoko Production, com direção e roteiro de Masaaki Yuasa.
Em 2022, um filme live-action adaptando a obra de Taiyo Matsumoto chegou aos cinemas japoneses, com roteiro de Kankuro Kudo e direção de Fumihiko Sori.
Sayonara, Futebol!
Com roteiro e arte de Naoshi Arakawa, o mangá Sayonara, Futebol! foi lançado no Japão entre 2009 e 2010, inicialmente na revista Magazine E-no da Editora Kodansha. No Brasil, o mangá foi lançado entre 2021 e 2022 pela Editora NewPOP.
Sayonara, Futebol! tem como temática principal, o futebol. A obra de Naoshi Arakawa ganhou uma continuação no Japão, chamada Farewell, My Dear Cramer, com 14 volumes publicados até 2020. Um filme adaptando, Sayonara, Futebol!, foi lançado em 2021, com o título: Farewell, My Dear Cramer: First Touch. A produção animada conta com direção de Seiki Takuno e roteiro de Natsuko Takahashi, pelo Estúdio Liden Films.
Pride: O Super Campeão!
Lançado em 2017 no Brasil pela Editora Nova Sampa, o mangá Pride: O Super Campeão! contaria com 4 volumes, seguindo a versão japonesa. A obra não foi lançada completamente pela Editora, pausando a publicação em dois volumes. Com roteiro e arte de Yoichi Takahashi, Pride: O Super Campeão! foi lançado na revista Weekly Manga Goraku da Editora Nihon Bungeisha, entre 2011 e 2013. Pride: O Super Campeão! tem como temática principal, o futebol.
Yoichi Takahashi é o criador de uma das séries esportivas mais conhecidas dos mangás, os Super Campeões. Integram o universo criado pelo mangaká, diversos mangás, entre eles: Captain Tsubasa, Captain Tsubasa: All Star Game, Captain Tsubasa: FCRB, Captain Tsubasa: Final Countdown, Captain Tsubasa: GOLDEN–23, Captain Tsubasa: Golden Dream, Captain Tsubasa: I am Taro Misaki, Captain Tsubasa: Japan Dream 2006, Captain Tsubasa: Millennium Dream, Captain Tsubasa: ROAD TO 2002, Captain Tsubasa: ROAD TO 2002 – GO FOR 2006, Captain Tsubasa: Saikyo no teki: Holland Youth, Captain Tsubasa: Tanpenshuu DREAM FIELD e Captain Tsubasa: World Youth Saga
Ao Ashi: Craques da Bola
Com roteiro de Yugo Kobayashi e Naohiko Ueno e arte de Yugo Kobayashi, Ao Ashi: Craques da Bola é publicado no Brasil pela Editora JBC. Atualmente em publicação no Japão, o mangá já conta com mais de 35 volumes compilados. Os capítulos de Ao Ashi são lançados na revista Weekly Big Comic Spirits da Editora Shogakukan.
Ao Ashi: Craques da Bola tem como temática principal o futebol. Ganhou um spin-off chamado Aoashi Brotherfoot, com 1 volume com arte e roteiro de Yugo Kobayashi. A obra é inédita no Brasil. Diferentemente do mangá principal, foi lançado nas páginas da revista Big Comic Spirits no Japão.
Em 2022, a adaptação para anime foi lançada com produção do Estúdio Production I.G, direção de Akira Sato e roteiro de Masaru Yokoyama.
Blue Lock
Com 29 volumes publicados no Japão, o mangá Blue Lock é lançado no Brasil pela Editora Panini. Com roteiro de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura, tem como temática principal, o futebol. Lançado nas páginas da revista Weekly Shonen Magazine da Editora Kodansha, é um dos mangás mais vendidos do Japão.
Conta com um spin-off em mangá, chamado Blue Lock: Episode Nagi. O mangá conta com roteiro de Muneyuki Kaneshiro e arte de Kota Sannomiya, sendo publicado na revista Bessatsu Shonen Magazine, desde 2022, com 4 volumes compilados desde então. Em 2022, ganhou um anime produzido pelo Estúdio Eight Bit, com roteiro de Taku Kishimoto e direção de Tetsuaki Watanabe, Shunsuke Ishikawa, Yuji Haibara e Shintarou Inokawa. O filme Blue Lock: Episode Nagi foi lançado em 2024 com direção de Shunsuke Ishikawa e roteiro de Taku Kishimoto.
Haikyu!!
Haikyu!!, de Haruichi Furudate, começou a ser publicado no Brasil em 2021 pela Editora JBC e tem como temática principal, o voleibol. No Japão, o mangá foi lançado em 45 volumes, enquanto no Brasil, o formato de publicação é o BIG, que completará a obra em 22 volumes.
Publicado nas páginas da revista Weekly Shonen Jump da Editora Shueisha, Haikyu! foi lançado no Japão entre 2012 e 2020. O sucesso do mangá lhe rendeu uma adaptação quase imediata para anime pelo Estúdio Production I.G. Com 85 episódios e 5 OVAs, distribuídos ao longo de 4 temporadas, o anime foi exibido entre 2014 e 2020.
Desde 2015, a franquia tem ganhado o lançamento de filmes, com: Haikyū!! The Movie: Endings and Beginnings (2015), Haikyū!! The Movie: Winners and Losers (2015), Haikyū!! The Movie: Talent and Sense (2017), Haikyū!! The Movie: Battle of Concepts (2017) e Haikyu!! The Dumpster Battle (2024). Um novo mangá também está sendo lançado no Japão, o Haikyubu!!, com roteiro de Kyōhei Miyajima. Já foram publicados 9 volumes desde 2019, compilando os capítulos lançados na plataforma Shonen Jump+, da Editora Shueisha.
Ashita no Joe: Em Busca do Amanhã
Lançado originalmente entre 1968 e 1973 no Japão, nas páginas da revista Weekly Shonen Magazine da Editora Kodansha, o mangá Ashita no Joe: Em Busca do Amanhã contou com 20 volumes. No Brasil, a publicação é realizada pela Editora NewPOP que completará a obra numa versão em 10 volumes.
Ashita no Joe: Em Busca do Amanhã conta com roteiro de Asao Takamori e arte de Tetsuya Chiba. O mangá tem como temática principal o boxe.
O mangá foi adaptado para anime entre 1970 e 1971 pelo Estúdio Mushi Production. Contou com 79 episódios dirigidos por Osamu Dezaki. Com sua segunda temporada sendo exibida em 1980-1981 com 45 episódios. Ganhou um filme anime em 1980 e dois live-actions em 1970 e 2011.
Em 2003, produzido pelo Estúdio Museum, Joe vs. Joe, foi lançado e ficou conhecido, como uma continuação espiritual de Ashita no Joe. Em 2018, foi lançado Megalo Box, um projeto especial em comemoração ao lançamento de 50 anos do mangá Ashita no Joe. Megalo Box conta com um anime de duas temporadas e um mangá, lançado em dois volumes.
Mabataki Yori Hayaku!! – Num Piscar De Olhos
Com roteiro e arte de Kazuki Funatsu, o mangá Mabataki Yori Hayaku!! – Num Piscar De Olhos é publicado no Brasil pela Editora Panini. O mangá é originalmente publicado na revista Ultra Jump da Editora Shueisha.
Mabataki Yori Hayaku!! – Num Piscar De Olhos tem como temática principal o Karatê. No Japão é publicado desde 2020, enquanto no Brasil começou a ser lançado em 2023.
Deixe um comentário