Início Livros As Impacientes, de Djaïli Amadou Amal

As Impacientes, de Djaïli Amadou Amal

A leitura do livro ‘As Impacientes’ , da autora Djaïli Amadou Amal, é um verdadeiro choque de realidade. Ambientada numa realidade que choca culturalmente que não está habituado com situações de patriarcado extremo, a autora apresenta três protagonistas, que mostram suas forças, tentando resistir contra um ‘sistema’ estabelecido ao longo de anos em seu país.

Ramla, Safira e Hindou são as protagonistas do livro e juntas constroem uma narrativa conectada. Sob a perspectiva de cada mulher, Djaïli Amadou Amal, apresenta aos leitores, um lado de sua cultura local, pouco conhecido, não por seu modus operandi, mas, por toda violência envolvida nos bastidores.

Ao trazer para suas protagonistas, a realidade nua e crua, nos deparamos com a prática da poligamia e não apenas isso, como os direitos das mulheres são feridos em seu país e por consequência, a falta de segurança que no seu próprio âmbito familiar, se mostram desamparadas.

A escrita de Djaïli Amadou Amal é muito certeira em vários aspectos. Dando às suas protagonistas, o direito de narrativa de suas histórias, os diálogos do livro, são construídos de forma estratégica, para dar dinamismo, ao longo de seu desenvolvimento e no desfecho de cada personagem.

As Impacientes é um um livro relativamente curto. Com suas 220 páginas, ele consegue estabelecer e apresentar uma realidade chocante ao olhar do leitor, que apesar de saber da prática da poligamia em alguns países, não faz ideia das atrocidades que envolvem seus desdobramentos.

A palavra Paciência é utilizada algumas vezes ao longo da narrativa, atribuindo o destino de Ramla, Safira e Hindou, mas, o leitor precisará deste mesmo sentimento, ao adentrar na história de cada personagem.

As Impacientes, é um livro extremamente necessário. Suas personagens são bem construídas e cada uma delas se conecta muito bem com o leitor, à medida que vamos descobrindo cada nuance de suas vidas.

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes posts

Livros

O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

O Oceano no Fim do Caminho começa mostrando um homem de meia-idade...

Livros

Se Esse Rosto Fosse Meu, de Frances Cha

Se Esse Rosto Fosse Meu, o primeiro romance assinado por Frances Cha...

Livros

A Morte do Adivinho, de Rudolph Fisher

O mercado brasileiro de publicação de livros ainda é pouco explorado no...